domingo, 17 de julho de 2011

TRISTEZA X COMIDA

Gente, por que será que comemos quando estamos tristes? Essa semana fiquei triste e comi até. Foi uma semana ruim, caminhei dois dias e comi muito. Procurei uma reportagem sobre isso: 

ESTAMOS TRISTES ENTÃO COMEMOS OU COMEMOS POR QUE ESTAMOS TRISTES?

Percebemos claramente que existe uma estreita relação entre a tristeza e o aumento do consumo de comida.

A tristeza, a depressão, tem se revelado como um grande desencadeador do abuso alimentar. Um problema emocional pode provocar um aumento significativo de comida, como chegar a desencadear verdadeiras farras alimentares, onde o sujeito ataca a geladeira e come tudo sem pensar. Após esse episódio de perda de controle, vem uma culpa muito grande, por não ter sido capaz de se controlar.
Como esses momentos de descontrole começam a se manifestar, ocorre um aumento do peso corporal. Nesse processo, também cai nossa auto-estima, que nos deixa tristes, e conseqüentemente, uma possibilidade maior de desenvolvermos um quadro depressivo.
Nesse momento começa um ciclo vicioso, onde a pessoa estando triste recorre à comida, que é a forma mais rápida e fácil de sentir-se bem, pelo menos no momento da ingestão. Tratar da obesidade é muito complexo, pois envolve uma equipe de profissionais preparados para ajudar o sujeito a sair desse ciclo que é a depressão. Psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas, todos juntos na busca de um caminho certeiro para o bom andamento do tratamento e restabelecimento do paciente.
Vale lembrar, que a atividade física nesse processo é de fundamental importância, pois ajuda aumentar os níveis de seretonina no cérebro, que nos dá a sensação de bem estar.
Então, vamos nos cuidar?





1 Comentários:

Às 18 de julho de 2011 às 14:30 , Blogger Vanessa Pimenta disse...

Su,adorei a reportagem...por diversas vezes me senti assim também!
Fique firme e forte e se precisar dá um grito!
Uma ótima semana pra ti!

http://nacasadapimenta.blogspot.com/

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial